Termos e Condições
1. Dados da Empresa
::: Nome ou denominação social da empresa
::: Morada da sede ou estabelecimento físico
::: Endereço eletrônico
::: Registro comercial
::: NIPC
::: Autoridade que autorizou o início da atividade (caso a sua atividade esteja sujeita à programação prevista)
2. Termos e Condições e Política de Privacidade
Qualquer site de comércio eletrônico deve incluir páginas separadas para estes tópicos. Explicamos as diferenças:
::: Termos e Condições
Contém informações relativas aos direitos e responsabilidades de ambas as partes –
loja e clientes, especificam os procedimentos em que se processa a compra online e os limites de responsabilidade legal da empresa.
::: Política de Privacidade
Se recolher dados pessoais dos seus clientes através da sua página web (por exemplo através da subscrição de newsletter ou do registo de compra), deverá indicar de que forma essa informação é recolhida, usada, partilhada e protegida.
3. Pagamentos, Métodos de Envio, Devoluções e Reembolso
::: Pagamento
Durante o processo de encomenda devem ser indicados ao cliente todos os métodos de pagamento disponíveis.
::: Envio
Caso haja alguma restrição no envio (por exemplo, geográfica) deverá ser claramente expressa, tanto no site como no início do processo de encomenda.
::: Devolução
O cliente tem 14 dias para devolver o produto ou cancelar o contrato, sem custos adicionais ou necessidade de especificar um motivo. Exemplos de abordagens: Produtos personalizados, selados e não suscetíveis a devolução, que se deterioram com facilidade ou atingem o prazo de validade rapidamente.
::: Reembolso
Deve ser feito pelo mesmo meio de pagamento utilizado
para o pagamento, sem prejuízo para o cliente, no prazo máximo de 14 dias. Caso o reembolso seja solicitado através de uma modalidade diferente não terá de reembolsar custos adicionais.
4. Preços e Redução de Preços
Antes de concluir a compra, o cliente deverá ter conhecimento de todos os custos inerentes à encomenda: preço do produto, taxas, portes de envio e outros encargos, quando existentes.
Em caso de redução de preços, deverá ser claro para o cliente:
::: Modalidade aplicada: saldo, promoção ou liquidação;
::: Quais produtos com preço reduzido;
::: Respetivas porcentagens;
::: Dados de início e período de duração do saldo, promoção ou liquidação.
No que respeita à redução de preços, em Portugal são apenas permitidas as seguintes modalidades:
::: Saldo
Vendas normalmente realizadas no final de estação, praticadas a um preço inferior ao anunciado anteriormente, para escoamento de estoque.
Os saldos poderão decorrer durante qualquer período do ano, desde que na sua totalidade não ultrapasse os 4 meses.
::: Promoção
Vendas a um preço mais baixo ou com condições vantajosas, com o objetivo de potencializar o lançamento ou escoamento de produtos, bem como o desenvolvimento da atividade comercial.
Caso decorram saldos, as promoções não poderão ocorrer em simultâneo.
::: Liquidação
Escoamento acelerado do estoque com redução de preço de parte ou da totalidade dos produtos. Entre os motivos válidos para uma liquidação estão, por exemplo, a descontinuidade de produtos ou o encerramento da empresa.
5. Faturação
::: Software
É obrigatória a utilização de um software de faturação certificado, para que possa emitir faturas com validade fiscal aos seus clientes.
::: Documentos
Os produtos vendidos online deverão ser faturados após confirmação do pagamento do cliente, como acontece em qualquer loja física. Tenha em atenção o envio da fatura eletrônica e, sempre que necessário, também a emissão de guias de transporte.
Caso as suas transações com outros países ultrapassem os 100.000€/ano, deverão ser comunicadas ao Banco de Portugal.
6. Biscoitos
Os cookies são pequenos arquivos de texto que podem armazenar dados pessoais de usuários que consultam sites de vendas online e são necessários para, por exemplo, saber quantos visitantes recebem por dia, ou até para permitir o login (entrar na conta). No entanto, é indispensável confirmar que os cookies guardam apenas os dados necessários e que o utilizador consente a sua recolha. Para isso, deverá existir um aviso no site e um botão de consentimento.
7. Proteção de Dados Pessoais
Se pretender criar uma loja online, é essencial que proteja a privacidade dos seus utilizadores, de acordo com as normas previstas no Regulamento Geral de Proteção de Dados :
::: Recolher apenas os dados necessários para a prestação do serviço.
::: Comunicar-se com os seus clientes apenas nos casos em que exista conhecimento e consentimento prévio (exceto casos em que a comunicação seja relacionada ao serviço).
::: Garantir que um cliente pode, a qualquer momento, alterar sua assinatura, bem como remover sua conta.
::: Reforçar a segurança dos dados, para evitar que terceiros não autorizados possam acessar a informação.
::: Caso ocorra acesso indevido por parte de terceiros, deverá alertar o cliente e a autoridade responsável num prazo máximo de 72h.
Estas normas são obrigatórias para empresas que procedem à recolha e tratamento de dados pessoais de titulares na União Europeia.
8. Litígios de Consumo
Os clientes que compram online têm o direito de reclamação dos produtos ou serviços adquiridos, como acontece em qualquer estabelecimento físico. Para isso, é indispensável que sua loja na internet cumpra as seguintes normas:
::: Ligação no website à Plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico , cujo registo é obrigatório.
::: Indicação no site da lista de Tribunais Arbitrais, que poderá mediar e arbitrar estes casos.
::: Indicação na fatura do Centro de Resolução Alternativa de Litígio Aplicável.